STF atualiza regras para devolução de petições e otimiza processamento judicial

Entre as principais mudanças está a autorização para que sejam devolvidas petições que não tenham sido enviadas pelos sistemas de processamento judicial oficiais.

O Supremo Tribunal Federal (STF) tem novas regras para a devolução e o encaminhamento de petições recebidas pela Secretaria Judiciária (SEJ).

Entre as principais mudanças está a autorização para que a SEJ devolva petições que não tenham sido enviadas pelos sistemas de processamento judicial oficiais do Tribunal: protocolo físico, protocolo judicial eletrônico, peticionamento eletrônico inicial e incidental (inclusive para processos físicos e sigilosos), malote digital, STF Tribunais e Integração pelo MNI e fax.

As alterações foram feitas por meio da Resolução STF 850/2024, publicada no último dia 14 de outubro, que revogou a Resolução 522/2014.

A medida visa otimizar o trabalho da Secretaria e assegurar que apenas as petições adequadamente protocoladas sejam analisadas.

Mais informações sobre os novos procedimentos podem ser obtidas com a Ouvidoria do STF, por meio do telefone (61) 3217-3000, opções 1 e 9; ou ainda pelo formulário eletrônico disponível aqui.

Leia mais

Peticionamento eletrônico do STF ganha novas funções para facilitar envio de documentos

 

Deixe uma resposta

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
Olá, como posso ajudar