*meu artigo publicado no site da Abrol/PR
O Estado do Paraná viu o Rotary nascer como afilhado do Rotary Club do Rio de Janeiro.
Em 20 de março de 1933, tiveram início as reuniões preparatórias do então Rotary Club de Curitiba, formado por 28 sócios, que se reuniram no Grande Hotel Moderno, então localizado na rua XV de Novembro na capital do estado.
O Rotary Curitiba, foi admitido pelo Rotary International em 27 de abril de 1933, tendo como seu primeiro presidente o Desembargador Clotário de Macedo Portugal. Entre os sócios
fundadores, figuras ilustres da história Paranaense, tais como Erasto Gaertner, Ermelino de Leão Junior, Vitor Ferreira do Amaral e outros. O Rotary de Curitiba foi o responsável por difundir o “Rotarysmo” no Paraná assim como em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A história dos distritos rotários no Paraná envolve vários redistritamentos, que dividiram o estado em diversas unidades: O Distrito 72 foi o primeiro distrito do Rotary no Brasil, com 12 clubes em todo o país. Em 1938 foi dividido em quatro, surgindo os distritos 26, 27, 28 e 29, este último passou a ser o 120 que incluía o Paraná e Santa Catarina.
Após um novo redistritamento, o Paraná passou a ser o Distrito 463. Depois, o estado foi dividido em dois, mais ou menos pelo paralelo 24, com a parte do Norte do Estado ficando com o Distrito 463 e parte Sul com o novo distrito, o 464. Esses distritos foram novamente redivididos. O Distrito 463 deu origem ao Distrito 471 e o Distrito 464 sendo divido e a sua porção a Leste originou o 473.
Todos os distritos do mundo receberam em seu número um zero no final. Assim, são os atuais quatro distritos paranaenses: 4730, 4630, 4640 e 4710. Um quinto distrito, o 4740 tem abrangência de clubes de Santa Catarina.
Os quatro distritos paranaenses se fazem presentes na ABROL – PR, por meio de acadêmicos associados dos clubes desses distritos.
Pingback: Rotary