Nessa segunda-feira (24/3), a Vice-Presidência Judicial do TRT-2 promoveu audiência de conciliação entre o Sindicato dos Estivadores de Santos-SP, São Vicente-SP, Guarujá-SP e Cubatão-SP (Sindiestiva) e a operadora portuária Reliance Agenciamento e Serviços Portuários LTDA.-EPP. A reunião terminou com o aceite do sindicato dos trabalhadores pela cláusula de paz e a suspensão do movimento paredista previsto para ter início nesta terça (25/3).
A audiência foi conduzida pelo vice-presidente judicial, desembargador Francisco Ferreira Jorge Neto, que sugeriu a manutenção do estado de greve, porém, sem qualquer paralisação. Participaram da mediação o presidente do Sindiestiva, Bruno Santos, e representantes da Reliance.
Na ocasião, discutiu-se a ausência de acordo coletivo de trabalho (ACT) para a categoria, composta por cerca de 50 obreiros (avulsos e com vínculo de emprego). Desde 2021, não há ACT celebrado entre as partes.
Foi concedido prazo até o dia 28/3 para o Sindiestiva contestar a ação e apresentar a pauta de reivindicações. A partir de 31/3, a operadora portuária terá o prazo de 48h para se manifestar. A próxima audiência entre os envolvidos está marcada para 3/4 às 14h no Cejusc-JT de 2ª Instância – Conflitos Coletivos.
Processo nº 1004269-15.2025.5.02.0000