Partido Verde questiona uso político de material protegido por direito autoral

O PV quer que o STF fixe entendimento sobre o tema no contexto das campanhas eleitorais.

O Partido Verde (PV) ajuizou, no Supremo Tribunal Federal (STF), ação em que pede à Corte que pacifique entendimento sobre o uso de material fonográfico ou de imagem protegido por direito de autor no contexto das campanhas político-eleitorais. A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 963 foi distribuída ao ministro Alexandre de Moraes.

Ao defender a necessidade de solução, pelo Supremo, sobre o uso político não autorizado de material protegido, inclusive para fins de paródia, o partido cita duas sentenças que determinaram o ressarcimento a detentores do direito autoral, envolvendo o então deputado federal Tiririca, pelo uso de música de Roberto e Erasmo Carlos, e o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite, pela utilização indevida da imagem do compositor Chico Buarque.

Para o partido, as decisões apresentam oportunidade de manifestação do Supremo sobre a aplicabilidade e a interpretação das normas que tratam do direito exclusivo de utilização, publicação e reprodução das obras e sua conformação com outras normas do texto constitucional, como a liberdade de expressão e a vedação à censura.

Liminarmente, a legenda pede ao Supremo que vede o uso de material protegido no contexto das campanhas político-eleitorais e da imagem de artistas sem expressa autorização. Além disso, requer que o Tribunal fixe o entendimento de que, no caso de uso, ainda que consentido, de material protegido, devem ser recolhidos os devidos direitos autorais.

Deixe uma resposta

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
Olá, como posso ajudar