Adicional de insalubridade e 1/3 de férias compõem base de cálculo previdenciário de servidor inscrito no regime geral, diz MPF

Manifestação foi em recurso apresentado por município paulista. Jurisprudência do STF é pela legalidade da incidência da contribuição sobre verba não incorporável a provento

As verbas não incorporáveis à aposentadoria de servidor público inscrito no Regime Geral de Previdência Social (RGPS) – como 1/3 de férias, adicional noturno e adicional de insalubridade – devem integrar a base de cálculo da contribuição previdenciária dessas pessoas. Esse vem sendo o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), razão pela qual o Ministério Público Federal (MPF) posicionou-se, em parecer emitido nesta terça-feira (5), a favor de um recurso apresentado pelo município de Santo Anastácio (SP).

Segundo o ente municipal, o Colégio Recursal do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) desrespeitou o decidido pelo Supremo, no Recurso Extraordinário (RE) 593.068, ao reconhecer que seria ilegal a inclusão do adicional de insalubridade e acréscimo de 1/3 de férias na base de cálculo da contribuição previdenciária dos servidores municipais.

No julgamento do RE, submetido à sistemática da Repercussão Geral no Tema 163, o Plenário fixou a seguinte tese: “Não incide contribuição previdenciária sobre verba não incorporável aos proventos de aposentadoria do servidor público, tais como terço de férias, serviços extraordinários, adicional noturno e adicional de insalubridade”.

Mas, segundo a subprocuradora-geral da República, Maria Caetana Cintra Santos, esse comando não tem identidade com o caso de Santo Anastácio. Pois a matéria julgada pelo STF tratava da incidência de contribuição previdenciária relativa a servidor público federal inscrito no Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).  “No caso em exame, trata-se de análise da incidência de contribuição previdenciária sobre os adicionais de insalubridade e terço de férias de servidor público municipal regido pelo RGPS”, afirmou.

Íntegra da manifestação na RCL 48.719

PROCESSO RELACIONADO RCL 48719

Deixe uma resposta

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
Olá, como posso ajudar