O Rotary começou com a visão de um homem: Paul Harris. O advogado  formou o Rotary Club de Chicago no dia 23 de fevereiro de 1905 para que  profissionais de diferentes setores pudessem trocar ideias e fazer  amizades duradouras. Com o tempo, o Rotary gradativamente ampliou seu alcance e visão para  serviços humanitários. Hoje, nossos associados têm um longo histórico  de trabalhos sociais, atendendo às necessidades de suas comunidades e do  mundo todo.

Seja qual for o significado do Rotary para nós, para o mundo ele será conhecido pelos resultados que alcançar”.     Paul Harris     Fundador do Rotary

Nosso compromisso Aquele compromisso perdura até hoje por meio de uma organização  realmente internacional. Depois de apenas 16 anos da sua fundação, o  Rotary já tinha clubes em seis continentes. Hoje, temos associados em  todos os lugares, trabalhando para resolver os maiores desafios do  mundo. Não temos medo de sonhar alto e definir metas ambiciosas. Começamos  nossa luta contra a pólio em 1979, com um projeto para imunizar seis  milhões de crianças nas Filipinas. Fizemos um progresso incrível: em  1988, a doença assolava 125 nações; hoje, apenas dois países continuam  endêmicos.

Os dois lemas principais do Rotary Os lemas oficiais do Rotary, Dar de Si Antes de Pensar em Si e Mais  Se Beneficia Quem Melhor Serve, datam dos primórdios da organização.

Objetivo do Rotary O Objetivo do Rotary é estimular o ideal de servir como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando: PRIMEIRO: O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir; SEGUNDO: O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional; TERCEIRO: A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um em sua vida pública e privada; QUARTO: A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando à  consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.